Ambientando_

Ambientando_

Share this post

Ambientando_
Ambientando_
Café: uma planta capaz de moldar a história

Café: uma planta capaz de moldar a história

Texto que traz história, um olhar botânico e importância socioambiental do café.

Ambientando_'s avatar
Ambientando_
Apr 28, 2023
∙ Paid

Share this post

Ambientando_
Ambientando_
Café: uma planta capaz de moldar a história
Share

Sexta-feira passada, 14/4, foi o dia mundial do café. Uma das bebidas mais consumida no mundo, proveniente, é claro, de uma planta. Como bom apreciador de café, eu não teria como não escrever sobre essa planta tão incrível que fornece esse produto capaz de te trazer de volta a vida para enfrentar a sua rotina, e ser uma pessoa útil e produtiva na sociedade. E que, além de tudo, assim como o cacau que escrevi sobre, na semana passada, também tem uma grande importância socioambiental no Brasil. Na verdade, o cafeeiro foi uma das primeiras plantas que ajudou a levantar o nosso país.

O café tem uma história interessante sobre a origem do seu uso. Diz-se que pastores, lá na região da Etiópia, observaram que suas cabras estavam se alimentando de frutos vermelhos de uma planta misteriosa, e que esses animais depois de um tempo ficavam cheios de disposição e energia, subindo morros e montanhas com facilidade. Os pastores passaram a consumir os frutos dessa planta e constataram que realmente forneciam mais disposição e energia. Intrigados, levaram a planta para os monges locais identificarem, mas esses também não a conheciam.

Os monges experimentaram o fruto, e não deu outra, ficaram apaixonados e passaram a cultivar a planta. Esse gosto pelo fruto também se espalhou pela população que o consumia em diversas formas. Então, a planta se dispersou pelo continente africano, através do comércio de mercadorias, até chegar na região da Arábia e cair no gosto dos árabes. Eles dominaram o plantio e preparo do café, consumindo-o de diferentes maneiras até chegar na bebida obtida pela torra dos grãos de hoje em dia. O sucesso do café entre os árabes fez surgir o interesse pelos países europeus, como a Holanda, Itália, Alemanha e França, que passaram a produzi-lo nas suas colônias. E com o tempo, o café foi se espalhando pelo mundo, em suas diferentes formas e sabores, até se tornar uma das bebidas mais consumida pelo ser humano.

Extraído de: História do café, Martins 2012

No Brasil, o cafeeiro foi uma planta que trouxe diversas mudanças econômicas, sociais e políticas. Seu cultivo no nosso país começou no estado do Pará, se espalhou por alguns estados da região nordeste, até chegar no Rio de Janeiro e posteriormente em São Paulo, o qual foi o maior produtor de café no mundo durante o século XIX e início do século XX. Apesar da sua importância, o café no Brasil não possui uma história bonita para ser contada.

This post is for paid subscribers

Already a paid subscriber? Sign in
© 2025 Eduardo Muniz
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start writingGet the app
Substack is the home for great culture

Share